Pemba: Diácono Dênis Mendes conta suas experiências missionárias, em Moçambique

0 53

Missão em Pemba: As primeiras impressões 

No dia 06 de abril, às 15 horas, eis que desembarcava em solo moçambicano, com um coração disposto a ser surpreendido por Deus, e ao mesmo tempo curioso pelas surpresas que viriam. Ao sair da sala de desembarque, já sentimos uma primeira acolhida, pois lá estava Dom Luís Fernando Lisboa, Bispo Diocesano de Pemba, bem como alguns amigos sacerdotes, seminaristas e alguns leigos, que nos receberam com grande alegria.

Os missionários do Regional Sul1 receberam a bênção de envio em 18 de março, pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos. Foto: Arquivo Pessoal (facebook)

Nossa acolhida continuou com um momento de interação com as danças típicas de Pemba, que fora realizado pelas meninas que são acolhidas pelas Irmãs Discípulas, um projeto belíssimo e encantador.

Em nosso primeiro domingo em Moçambique, o Domingo da Misericórdia, participamos da Santa Missa na Catedral de São Paulo Apóstolo, e na Celebração Eucarística foi impressionante perceber o quanto eles vivem a experiência do Mistério que perpassa a Liturgia, uma real e verdadeira participação. Ao longo da semana, participamos do Curso de Inculturação, oferecido pela Diocese, no qual pudemos conhecer mais sobre a realidade local em toda sua complexidade.

Tendo encerrado o curso no dia 13, foi o dia tão esperado de conhecer a Paróquia em que exercerei meu ministério diaconal: Paróquia Cristo Rei, em Metoro, que abrange todo Distrito de Ancuabe, tendo 54 Comunidades. As primeiras impressões foram as melhores possíveis, superando toda expectativa. No sábado tive o primeiro contato com os jovens da comunidade matriz, me acolheram com grande alegria e entusiasmo, participei com eles do ensaio de cantos, aqui cabe uma observação: eles têm a musicalidade entranhada na alma.

Domingo, Dia do Senhor, realmente Deus começou a revelar suas surpresas: Primeira Missa com a comunidade de Mahera. Fiquei emocionado durante toda celebração, as músicas realmente nos leva a Deus e nos conduz a oração. Contudo, o meu coração quase explodiu de alegria ao batizar 18 novos cristãos e assistir ao matrimônio de um casal.

Querido leitor, nestas breves linhas pude registrar algumas das inúmeras experiências que vivi durante os primeiros dias em Moçambique, para que vocês nos acompanhem. Peço que você possa realmente fazer parte deste maravilhoso Projeto Missionário desenvolvido pelo Regional Sul 1 da CNBB, participando com suas orações e contribuições, pois assim também estarás unido a nós anunciando Jesus Cristo e dilatando seu Reino de Amor.

Diácono Dênis Mendes – Missionário em Pemba

Sem comentários

Deixe um comentário

*