Solenidade de Cristo Rei celebra a Conclusão do Ano Santo

0 450

Neste domingo, 20, a Diocese de Osasco, representada por suas várias paróquias e diversas pastorais, se reuniu em frente à Catedral Santo Antônio para a missa campal da Solenidade de Cristo Rei do Universo. A solenidade que marca o fim do calendário litúrgico da Igreja teve um sentido maior este ano: a conclusão do Ano Santo da Misericórdia com o fechamento da Porta Santa.

31145551865_d5058acde8_z

A santa missa foi presidida pelo bispo diocesano de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Sousa e concelebrada pelo bispo emérito Dom Ercílio Turco e padres da diocese.

Também nesta data se celebra o ‘Dia dos Leigos’, lembrados com carinho por Dom João, que destacou a dedicação e importância dos serviços prestados às comunidades e na sociedade “para que a missão do Reino aconteça”, disse.

Neste sentido, foram entregues ao bispo, no momento do ofertório, o ‘Plano de Pastoral da Ação Evangelizadora’ das paróquias pelos padres coordenadores das regiões pastorais.

cristo-rei-porta-santa-3Após o momento da Comunhão, deu-se início ao Rito de Conclusão do Ano da Misericórdia. Dirigindo-se à Porta Santa os bispos presentes se ajoelharam para um momento de oração, e juntamente com os fiéis agradeceram a Deus pelos benefícios recebidos durante este Jubileu Extraordinário. Seguido de uns instantes de veneração, Dom João e Dom Ercílio fecharam a Porta Santa, dando assim por concluído o Ano da Misericórdia na diocese.

Durante o Ano Santo, a Catedral de Osasco recebeu inúmeras peregrinações, totalizando 30.000 peregrinos cadastrados, além das peregrinações individuais.

Dom João enfatizou que, após o fechamento da Porta Santa, os sinais da misericórdia de Deus permanecem com o início do Ano Mariano pelos 300 anos da aparição da imagem de Aparecida. E recordou os cristo-rei-porta-santa-2momentos fortes de expressão da fé vividos pela Diocese de Osasco na peregrinação da imagem, que está acontecendo desde o mês de junho e que se encerrará na próxima Romaria Diocesana, em maio de 2017 no Santuário de Aparecida.

“Vivamos este dia de hoje dedicados a realizar o que nos cabe como servos e servas deste Rei”, convidou o bispo.

Veja as fotos:  https://www.flickr.com/photos/diocesedeosasco/sets/72157672841236604/

 

Sem comentários

Deixe um comentário


Código de Segurança Obrigatório