Conselho Regional da Ação Evangelizadora estuda os planos diocesanos do Paraná e encaminha propostas de ação

0 1462

Na casa de retiro das irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Santa Felicidade (Curitiba) aconteceu, nos dias 15 e 16 de maio, o Encontro do Conselho Regional da Ação Evangelizadora. Pela primeira vez estiveram juntos os padres coordenadores de cada diocese do Paraná, e os coordenadores dos organismos anexos à CNBB, as coordenações pastorais e os movimentos eclesiais. Pe. Joviano José Salvatti, coordenador diocesano de União da Vitória, participou do encontro, juntamente com Dom João Bosco, Presidente do Regional.

Dom Rafael, Dom João Bosco e Padre Mário Spaki conduziram o encontro
Dom Rafael, Dom João Bosco e Padre Mário Spaki conduziram o encontro

Na partilha da caminhada de cada diocese, os padres coordenadores da Ação Evangelizadora apresentaram os planos pastorais diocesanos. Em seguida, os coordenadores das pastorais, organismos e movimentos também expuseram os seus projetos.

Esse momento de partilha que se estendeu por quase um dia inteiro evidenciou, como que num grande mosaico, o rosto bonito da Igreja do Paraná, tornando claro as suas conquistas e suas dificuldades. Juntar a ação evangelizadora com os carismas dos movimentos, além da organização dos presbíteros (CRP)  e dos Diáconos (CRD), dos Religiosos (CRB) Leigos (CRL) e CEBs, “é essencial para caminhar numa só Igreja, sem desperdiçar forças”, disse  Dom João Bosco.

O tempo tornou-se curto para dialogar sobre tanta riqueza recolhida da Ação Evangelizadora da Igreja espalhada por todo o Estado.

Na manhã de quarta feira, os trabalhos foram direcionados à Avaliação da Campanha da Fraternidade 2012, os encaminhamentos para a Jornada Mundial da Juventude e o próximo Encontro das Pastorais Sociais que acontecerá, em Maringá, dias 19 e 20 de maio. Também foram dados alguns passos  na preparação da Assembleia do Povo de Deus (final de setembro) que terá como texto-base a proposta do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, intitulada “Paróquia, torna-te o que és!”

Coordenadores diocesanos, pastorais e organismos eclesiais constroem juntos o Plano Regional
Coordenadores diocesanos, pastorais e organismos eclesiais constroem juntos o Plano Regional

Sem comentários

Deixe um comentário

*