Pastoral Familiar – Ano Novo, novas promessas

0 1187

Estimados irmãos em Cristo

Coordenadores e Assessores da Pastoral Familiar do Regional Sul 2

Irmãos no episcopado, saudações!

Ano Novo, novas promessas – No mês de dezembro o nosso boletim on-line não saiu. Não que não tivesse assunto. Ao contrário, tinha assunto demais, e os afazeres de fim de ano, que as famílias conhecem bem, também tomam o tempo de nós, pastores. E o final do ano chegou sem que eu pudesse redigir esta pequena página. Fica então este número como valendo para dezembro e janeiro, e já vai com os votos de Feliz Ano Novo. Podemos refazer nossas promessas mais piedosas, do tipo: “neste ano vou reservar um tempo maior para ler, aprofundar minha espiritualidade”; ou promessas mais práticas, do tipo: “vou planejar melhor a vida familiar, convivência, lazer, e trabalho, com equilíbrio e paciência”; ou então promessas mais saudáveis, do tipo “vou perder uns qui-los, caminhar, controlar os vícios”… Aí só já temos um bom programa para o ano novo. Agora olhe também o calendário da Pastoral Familiar que está na página 9, muito rico de eventos regionais e nacionais. Teremos até um Congresso Regional da Pastoral Familiar, em Francisco Beltrão, que está sendo preparado com muito esmero. Some agora com os eventos programados pelas dioceses e paróquias: que grande leque de atividades temos pela frente. Mas não é só.


Grandes eventos em 2012 – A nossa Pastoral Familiar não é uma ilha na Igreja, deve estar integrada aos grandes acontecimentos que estão programados para este ano, a começar pela Campanha da Fraternidade, que vai trabalhar a questão da saúde pública: o que a Pastoral Familiar tem a dizer? Vem aí o Sínodo da Nova Evangelização: a nossa Pastoral já começou a se inteirar do tema? Em outubro começa o Ano da Fé: como é que a nossa Pastoral vai interagir com as demais, nesse contexto? Estaremos ainda em plena preparação da juventude para a Jornada Mundial, e o encontro com o Papa, no Rio de Janeiro: qual será o papel da nossa pastoral junto aos jovens?

Ainda tem fôlego? – Então, lembre que temos a comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, o maior evento cristão do século passado; temos os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica, que ainda não conhecemos o suficiente; os 30 anos da Familiaris Consortio, de João Paulo II, que refundou a Pastoral Familiar, você já a leu? Então, caros casais, queridas famílias, um bom e feliz Ano Novo a vocês todos.

E, se alguém ainda cair na conversa da mídia, de que a religião está acabando, que os católicos estão de boca aberta e sem rumo, veja que mentira. Esperança, esse é o nome deste Ano Novo. Que Deus nos abençoe a todos!

Paz e Bem!
Dom João Bosco, O.F.M.
Bispo de União da Vitória

Sem comentários

Deixe um comentário


Código de Segurança Obrigatório